-
Arquitetos: Gonzalo Mardones Viviani
- Área: 455 m²
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Infantil Bamboo está localizado na comuna de Las Condes, próxima a Santiago do Chile.
Uma primeira consideração foi resolver que o Jardim de Infância não violava os vizinhos e, por outro lado, que as crianças não se desconcentravam de seus jogos e estudos com os prédios vizinhos. A estratégia foi escavar o terreno tomando a horizontal mais baixa, de forma que o edifício ficasse parcialmente enterrado, isolado dos prédios vizinhos e aberto à paisagem distante, morros, cordilheira e céu, além de estruturar a edificação em direção às bordas do terreno, liberando o playground no centro, estruturando um sistema de salas de aula em torno de pátios internos que permitem espaços bem definidos e que se articulam frente aos dois corredores que enquadram o grande pátio central.
O projeto propõe um percurso através de um pórtico composto por vários volumes claramente diferenciados. Um volume cilíndrico, um quadrado, outros referem-se ao retângulo, à diagonal, de forma que estando no pátio central, esses corpos aparecem e a magnitude do grande e do pequeno do próximo e do distante também aparece.
Escolhemos, como em todos os nossos trabalhos, um tom, um material para unificar tudo. Vigas e colunas de pinho laminado e paredes de painéis de pinho distintos. A geometria dos volumes é composta por formas básicas, facilmente reconhecíveis pelas crianças (cubos, triângulos, quadrados e cilindros de luz), favorecendo o uso de luz vertical, diagonal e horizontal em cada um de seus volumes. Queríamos que o edifício fosse muito silencioso nas suas formas para transmitir a luz dourada do pinheiro. No pátio central, foi instalada uma escultura feita por Federico Assler especialmente para o Jardim de Infância, que tem uma forte carga simbólica para o projeto educativo.